Londres ganhou um título mundial inédito por conta de suas áreas verdes. A capital da Inglaterra é conhecida pelos seus inúmeros parques, ponto de visita dos turistas e encontro dos londrinos. O Hyde Park é famoso por abrigar shows de música no verão e um parque de Natal no inverno. Ainda no centro, o Regents Park tem os jardins mais bonitos da cidade. Primrose Hill oferece a vista mais legal de Londres. E para se sentir como um típico inglês, nada como se aventurar por Richmond e Hampstead Heath. Os parques tem vida própria e fazem parte do estilo de vida da cidade.
Por conta de tantas áreas verdes e a sua importância para os seus moradores, Londres se torna em julho a primeira National Park City (Cidade Nacional do Parque) do mundo. “É um compromisso da Prefeitura para a Londres que tanto amamos: proteger e investir em seus espaços verdes, vida selvagem e cursos de água – criando um futuro melhor para as próximas gerações.”, declarou o prefeito Sadiq Khan.
Para celebrar o título, a prefeitura organiza um festival de nove dias com eventos ao ar livre entre 20 e 28 de julho. Entre as atrações estão exibição de filmes e concertos, oficinas de hortas comunitárias, aulas de stand-up paddle, caiaque e natação, acesso aos melhores rooftops verdes da cidade, entre outras atividades.
Entre os rooftop abertos, está o Crossrail Place Roof Garden, um jardim fechado de 300 metros com uma abundância de plantas e árvores de várias partes do mundo. O Crossrail Place fica quase exatamente na linha do Meridiano de Greenwich e o plantio é organizado de acordo com o hemisfério de que as plantas são provenientes.
Interior do Crossrail Place Roof Garden
“Quando me tornei prefeito, uma das minhas promessas era ajudar a tornar Londres um lugar mais limpo, verde e saudável para nós, e os milhões de visitantes de nossa grande cidade”, completa o prefeito Sadiq Khan.
A seguir confira uma seleção com os meus parques preferidos de Londres e porque o título de National Park City é mais que merecido.
REGENTS PARK: para apreciar a beleza do lindo Queens Mary’s Garden e assistir as peças no Open Air Theatre no verão.
Regents Park e sua natureza de babar
Queen Mary’s Garden: os jardins mais lindos que você vai ver
PRIMROSE HILL: melhor lugar para ver o skyline de Londres e se reunir com os amigos para tomar drinks no fim de tarde.
Primrose Hill: ideal para reunir amigos e celebrar a vida
E ainda tem o visual do centro da cidade
RICHMOND PARK: para se sentir bem selvagem e conferir de perto os lindos veadinhos que moram por lá.
Vida selvagem no Richmond Park
HAMPSTEAD HEATH: para fugir da agitação do centro, fazer uma boa caminhada e de quebra nadar nas lagoas.
Calmaria e paz em Hampstead Heath
Para conferir toda a programação do festival de julho, clique AQUI. E para mais dicas espertas de Londres AQUI.