Tour de vinhos por Saint-Émillion na região de Bordeaux

Mais um guia pela região dos vinhos mais famosa da França. Se você perdeu as top atrações da cidade Bordeaux, confira aqui. Para quem visita a região, um passeio quase obrigatório é um tour pelos vinhedos e vinícolas das áreas que circundam a cidade. 

Em Bordeaux não há uma, mas cinco rotas de vinho. Com 65 vinhos AOC (Denominação de Origem Controlada), 7.000 produtores e um rendimento médio de 5 milhões de hectolitros, a região de Gironde é a maior área produtora de vinho da França e suas safras são o sonho de consumo dos amantes de vinho em todo o mundo. Bordeaux é a porta de entrada das rotas para explorar as vinhas, os chateaux e as charmosas cidades. 


Litros e litros: vinhedo é o que não falta!

Centenas de propriedades estão abertas para visitas, desde tour clássicos, experiências de vinho, jantar ou até mesmo para se hospedar em uma delas. Mais de 800 chateaux com o selo ‘Vineyards and Discoveries’ estão pelas cinco rotas do vinho de Bordeaux, que são Graves & Sauternes, Médoc, Blaye & Bourg, Saint Émillion – Pomerol – Fronsac e Entre-Deux Mers. 


Chateaux na região de Saint Émillion

Para fazer o tour de vinhos por Bordeaux e Gironde, você pode pesquisar os chateaux e vinícolas que deseja visitar, alugar um carro e fazer o seu próprio roteiro. Ou então, selecionar uma das várias empresas que oferecem passeios de um dia de Bordeaux até os vinhedos. Eu optei pela segunda opção e fiz meu tour com a empresa Bordovino.  Eu escolhi o passeio por Saint Émillion e região. A van da empresa parte do centro de Bordeaux em frente ao escritório de Turismo da cidade. Ao longo do trajeto, que dura cerca de 45 minutos a 1 hora, o simpático guia Rémi contou curiosidades sobre a história da produção de vinhos da região. 

Senta que lá vem história
A geografia de Gironde, que conta com dois grandes rios e a proximidade com o mar, favoreceu a produção do vinho. Desde a Idade Média as vinhas de Gironde tornaram-se o modelo enólogo e comercial que continua a ser até hoje. Em 1152, a união entre Eleanor, a duquesa de Aquitaine, e Henry Plantagenet, o futuro rei da Inglaterra, selou o destino dos vinhos de Bordeaux para sempre. Bordeaux estabeleceu um monopólio na produção, venda e distribuição de vinhos para a Grã-Bretanha. Saint-Émilion, a mais antiga das áreas produtoras de vinho de Bordeaux, foi fundada em 1199. Um tempinho, hein?


Vista do centro de Saint Émillion

La magnifique Saint Émillion
A primeira parada do tour é justamente na cidade de Saint Émillion. Com ares de vila medieval, a cidade é puro charme e não fica nada a dever a suas rivais toscanas. Perder-se pelas suas vielas é o melhor jeito de conhecer Saint Émillion, que é Patrimônio Mundial da Unesco. 


Girando pela vila

Na pracinha central vários restaurantes com mesas pela praça e aquele clima europeu perfeito para tomar uma boa taça de vinho e curtir a movimentação local. A cidade conta com dois restaurantes estrelados do Guia Michelin: o La Table de l’Hostellerie de Plaisance** e o Le Logis de la Cadène*.


Praça do centro da vila

Numa das inúmeras lojas de vinho da vila, um placa no exterior revela o preço (e o poderio!) dos vinhos locais. Um garrafa de um Petros, por exemplo, pode chegar a mais de 7 mil euros.


Preço das garrafas na loja de Saint Émillion. Bagatelas!

Aula de degustação no Chateaux Fombrauge
Saindo da vila, seguimos com o tour para o nosso primeiro Chateaux: o Fombrauge. Um dos mais tradicionais da região, é um famoso produtor do vinho tinto local, em sua maioria de uvas Merlot e Cabernet Sauvigon. De quebra, o dono é amante das artes e colecionador de várias peças que ficam expostas pelo local. Para quem quiser, também é possível se hospedar no chateaux. Será que dá para dormir dentro do barril?


Interior do Chateaux Fombrauge

Primeiro fazemos um passeio pelas instalações do local, depois uma rápida passada pelos vinhedos, até chegar onde estão localizados os barris, onde o guia do Chateaux faz uma apresentação sobre como é feita a produção na vinícola. 


Produção de Merlot é carro-chefe do chateaux Fombrauge


Cada barril tem a descrição da safra e a tintura no meio é feita com o próprio vinho

Depois vem a melhor parte: degustação! Degustamos dois dos vinhos mais clássicos da casa. Uma aulinha garante para iniciantes o jeito certo de virar a taça. Em seguida, ainda fizemos um jogo, onde tínhamos que descobrir através de aromas qual era a uva de cada vinho. 


Garrafas tamanho-família no Fombrauge

Modernidade e tecnologia no Chateaux Beauregard
Logo depois, partimos para a última parada do tour: o chateaux Beauregard. Localizado em Pomerol, um distrito de Saint-Émillion, o chateaux tem grante parte da sua estrutura modernizada. 


A entrada do Beauregard

Os vinhedos são lindos e também produzem vinhos tintos locais, em sua maioria de uvas Merlot (70%) e Cabernet Franc (30%). As videiras atingiram uma idade média de 35 anos, enquanto cada nova plantação é plantada com a densidade de 9.200 videiras por hectare. Cada hectare na região custa em média 1 milhão e meio de euros. Mas o valor por hectare pode chegar até 4 milhões. 

Mar verde do chateaux

Desde 2014, o Beauregard pertence ao grupo que comanda as lojas da Galeries Lafayette. As modernas instalações contam com barris de cimento e equipamentos de alta-tecnologia que garantem a qualidade das safras. Mais uma vez, ao final do tour tivemos uma nova degustação. Salut!


Tecnologia e alta-performance nos equipamentos da vinícola


Aquela degustação básica para encerrar a visita, porque a gente merece!

Tour
Eu gostei bastante do tour da Bordovino. O guia da agência, assim os guias dos chateaux, foram bem receptivos e com várias informações interessantes para contar. É uma ótima pedida para quem quiser conhecer a cidade de Saint-Émillion e visitar chateaux famosos da região num só dia. Eles também oferecem outros tours de vinho pela região. No site deles você confere todas as opções e preços. Veja aqui.

E aqui você confere um giro pelo La Citè Du Vin, o incrível museu do vinho de Bordeaux. Bon Voyage!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s