La Cité du Vin: um tour pelo incrível museu do vinho de Bordeaux

Continuo aqui as dicas de Bordeaux na França. Depois de um super giro pelas 15 top atrações da cidade, vamos fazer um tour agora pelo museu La Cité Du Vin, inteiramente dedicado aos vinhos. Prepara a taça e vem comigo!

La Cité Du Vin
Descrito como a grande vitrine dos vinhos de Bordeaux, e símbolo da própria cidade, o museu La Cité Du Vin realmente impressiona. O National Geographic o classificou em sétimo lugar na lista dos melhores museus do mundo. 

O Cité du Vin levou três anos para ser construído e foi inaugurado em 31 de maio de 2016. Desde então já recebeu mais de 450 mil visitantes. Sua estrutura de vidro e alumínio foi projetada pelos arquitetos Anouk Legendre e Nicolas Desmazières, do estúdio XTU Architects. É o maior e mais completo museu dedicado ao vinho no mundo e abriga no seu interior um novo estilo de instalação cultural único.


A arquitetura icônica do prédio é toda em vidro e alumínio

O museu oferece uma experiência imersiva no mundo dos vinhos com uma sequência de 19 módulos temáticos dispostos em uma área de exposição de 3.000 m2. Num dos setores você pode acompanhar a evolução do vinho através da história, desde os egípcios, e qual era a relação de cada civilização com a bebida. 


Passeio pela história do vinho ao longo das civilizações

Outro ponto oferece projeções com imagens dos maiores e mais famosos vinhedos do mundo, incluindo regiões da França, Itáia, Califórnia, entre outros países.


Dá para perder uns bons minutos só acompanhando as imagens dos vinhedos pelo mundo

A seção que mais gostei foi uma dedicada aos tipos de cada vinho: branco, frisante, tinto, rosé, etc. Um totem gigante em formato de garrafa representa cada vinho. Tocando na tela, você tem informações das caraterísticas do vinho, como ele é produzido, que temperatura deve ser servido, entre outras curiosidades. Além disso, é possível também sentir o cheiro de cada vinho ao se aproximar dos totens. 


História, curiosidades e sensações de cada tipo de vinho

Outra parte bem interessante traz várias mesas com projeções numa sala escura. Você pode se sentar como um convidado na mesa e a impressão que você tem é que você está participando de um jantar real. Chefs renomados e experts em vinhos surgem em projeções na mesa e dão dicas de qual vinho deve acompanhar determinado prato, qual copo se deve usar, dicas de jantares e explicações sobre os vinhos. Bem legal!  Ao todo são mais de 120 exibições audiovisuais por todo o museu, incluindo ainda uma série de globos interativos para ver como as videiras de espalharam pelo planeta. 


Vinhos pelas regiões do planeta

Depois da visita, o valor do ingresso inclui um wine tasting no oitavo e último andar do La Cité du Vin, que tem uma vista panorâmica de 360 graus da cidade. Diversos sommeliers estão a disposição com os mais variados vinhos franceses e também de várias partes do mundo. Perfeito para encerrar o seu tour, tomando um bom vinho com a vista de Bordeaux ao redor. 


No último andar do museu rola a degustação de vinho com direito a vista de Bordeaux

O museu conta ainda com três lugares para comer, incluindo um restaurante panorâmico, o Le 7; uma loja conceito de 250 m2, uma adega com mais de 14.000 garrafas para venda e uma sala de leitura. 

Ingresso: O valor do ingresso é de 20 euros para adultos, incluindo a degustação de vinho no final da visita. O museu também oferece o “family pack” por 50 euros para dois adultos e dois jovens de até 17 anos. Outra opção é o City Pass de Bordeaux, que inclui diversas atrações, acesso aos meios de transporte e a entrada do museu. O valor para o City Pass 24h é de 29 euros. Mas a entrada grátis no museu com o Pass é válida só até às 12h. Após esse horário você paga 5 euros.

Horários: de 1 de janeiro a 5 de abril das 10h às 18h. Fechado às segundas. De 6 de abril a 1 de setembro abre diariamente das 10h às 19h. De 2 de setembro a 5 de janeiro 2020 abre diariamente das 10h às 18h (até às 19h nos fins de semana e feriados).

Endereço: Esplanade de Pontac, 134 quai de Bacalan

Gostou do tour? Então curte a página do Fabio in Giro no Facebook para seguir mais dicas de viagens e confere mais dicas da França aqui. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s