Florença: melhores pizzarias e gelaterias da cidade toscana

A gastronomia na Itália é sem dúvida um dos principais atrativos de quem visita o país. Se tem duas coisas que valem a pena sair na dieta sem culpa e se esbaldar são a pizza e o sorvete italianos, reconhecidamente os melhores do mundo. A região da Toscana e sua capital Florença possuem diversos lugares mais que recomendados onde se mangia troppo bene! A seguir confira algumas dicas fiorentinas.

Redonda na mesa
Vai ser difícil você encontrar uma pizza ruim em algum estabelecimento da Itália. Mas é claro, que cada cidade tem pizzarias melhores e piores. Depois de alguns meses em Florença e e muitas experimentações, o que não foi nenhum sacrifício, eu listei as que considero as três melhores.


A clássica e suculenta marguerita da Il Pizzaiuolo

Il Pizzaiuolo 
A pizzaria é uma das sensações da cidade, sempre lotada, na sua maioria por italianos e alguns turistas que descobrem o local. Foi uma das primeiras pizzarias da cidade a fazer a famosa pizza napolitana, com a massa mais grossa. A casa fica próxima à Piazza Sant’Ambrogio, tem um ambiente acolhedor, garçons agitados, muitos grupos de amigos falando alto e bebendo, como aqueles típicos restaurantes italianos. Além da clássica Margherita (minha preferida também, com um molho pomodoro de matar!), uma das mais pedidas é a Diavola, que vem com salaminho picante. É bom fazer reserva antecipadamente ou seguramente você vai ter que esperar alguns minutos na rua.
Valor da Marguerita: 6 euros
Via de’ Macci 113 – px à Piazza Sant’Ambrogio
Aberta de seg à sáb – 12h30 às 14h30 e das 19h30 à 0h30
Reservas 055.241171

O Munaciello
Além de pizzas deliciosas, a Munaciello vale a visita pelo seu local. A pizzaria, que foi aberta em 2005, está instalada num antigo convento de 1600. O belíssimo prédio tem várias obras de arte, como as do escultor Ferrigno. Algumas noites contam com apresentação de cantores líricos e instrumentistas. Mas, voltando as pizzas, na Munaciello vale a pena sair das básicas e experimentar uma das pizzas especiais. Entre elas está a que leva o nome da pizzaria, com mozzarella de búfala, rúcula, tomate e prosciutto crudo, e a Creme de Trufa e funghi porcini fresco (cogumelo toscano mais apimentado). A cozinha fica por conta dos irmãos napolitanos Andrea e Carmine Candito. Bastante concorrida, sempre é bom garantir uma reserva também.
Valor da Marguerita: 8 euros
Via Maffia, 31r – px à Piazza Santo Spirito
Aberta todas as noites das 19h à 1h
Reservas 055.287198


O belo interior da Munaciello

L’Pizzachiere
Numa portinha a caminho da Piazzale Michelangelo, está essa pizzaria com mais de 60 anos de tradição. Com uma cozinha enxuta e produtos fresquíssimos, o local conta com algumas mesas na calçada e outras poucas do lado de dentro. Além das pizzas do tamanho clássico, fazem também “Pizzas Gigantes”, com 50 cm de diâmetro. A grande atração da casa é a “Tigre Bianca”, com vários sabores de queijos e tomates. A pizzaria conta ainda com doces típicos florentinos a base de Nutella, como o Coccolo Marcito, e uma seleção de cervejas artesanais alemãs.
Valor da Marguerita: 5 euros
2/ Angolo, Via di S. Niccolò
Seg, Qua e Dom – 12h15 às 15h e das 18h às 21h30
Sex e Sab – 12h15 às 15 e das 18h às 22h30
Ter – 18h às 21h30 – fechadas às quintas-feiras
Reservas 055.2466332

Hora da sobremesa
Depois de uma boa pizza, nada melhor que um gelato! O sorvete italiano é realmente imbatível. Dos sabores de fruta aos com chocolate, todo gelato é uma experiência gastronômica. A seguir você confere as melhores sorveterias para se esbaldar sem culpa em Florença.


Vitrine da La Carraia

La Carraia
Com duas unidades, a sorveteria é uma das mais famosas da cidade. Entre os sabores imperdíveis estão o Mousse de Chocolate, que mais parece um mousse que um sorvete, buoníssimo! A sorveteria, cuja vitrine você confere na foto acima,  ainda tem tem o melhor Pistacchio de Florença tem que provar.
Piazza N. Sauro 25/R (em frente à ponte La Carraia) e Via de’ Benci 24/R

Santa Trinità
Localizada às margens do Rio Arno, a clássica gelateria fiorentina sempre tem grandes filas na alta temporada. A gelateria faz alguns sabores inovadores com sementes típicas da regiáo. O clássico Nociolla também está entre os mais pedidos. Nada melhor do que tomar o seu gelato apreciando a vista do Rio e da cidade.
Piazza Frescobaldi, 11/12 R

Gelateria dei Neri
Localizada no burburinho da Piazza Santa Croce, a gelateria bomba até altas horas da noite no verão, tem mais gente na fila do sorvete que na fila da balada. O sabor Caramello parece um doce de leite gelado, a dica è pegar meia copetta com sabor de fruta para quebrar o sabor super doce.  A combinação com Mirtilli, fruta típica da região, fica perfeita.
Via dei Neri 9/11


Mamma mia: caramello e miritilli da Gelateria dei Neri

Confira aqui mais dicas de Florença e aqui outros passeios pela Itália

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s