Mykonos: melhores praias e pôr-do-sol dos deuses

“Se não encontras a alegria nesta terra, procura-a irmão para além das estrelas”. A frase de Platão, filósofo grego, resume bem o que é Mykonos: se você não consegui ser feliz lá, provavelmente você só vai conseguir em outro mundo. A famosa ilha grega, que virou point do verão europeu há décadas, tem aquela mágica inexplicável que só determinados lugares do mundo tem. Eu tenho uma história bem próxima com Mykonos, que incluem algumas visitas e dois aniversários comemorados por lá. A seguir confira algumas dicas espertas da ilha.

Estrelada
Mykonos começou a ganhar fama mundial quando Jackie Kennedy Onassis visitou a ilha ainda nos anos 60. A ex-primeira dama americana, que depois viria a se casar com o milionário grego Aristóteles Onassis, ficou encantada com o lugar e começou a visitá-lo com frequência. Ao longo dos anos, o destino acabou atraindo outros jet-setters e a ilha foi melhorando a sua infra-estrutura para atender os turistas. No passado, para se chegar nas praias, só era possível através de barcos que saíam do porto do centro. Hoje, estradas já cortam toda a ilha e facilitam o acesso.


Jackie Kennedy Onassis chegando na ilha nos anos 60

Mykonos Town
O centro da ilha é característico das paisagens gregas: um amontado de casinhas brancas com o incrível mar Egeu circundando a ilha. É por lá que se concentram a maioria dos hotéis, lojas e restaurantes. De dia a movimentação maior fica por conta dos turistas que vem dos cruzeiros passar o dia em Mykonos. Uma das atrações mais visitadas são os famosos moinhos de vento. Já a noite o centro pega fogo e o agito rola solto. Um vai e vem de gente interessante toma conta das pequenas vielas. As lojas ficam abertas até tarde, por volta da meia-noite, os restaurantes ficam lotados e os bares bem animnados. Uma das regiões mais bacanas é a de Little Venice ou “Pequena Veneza”. A área conta com bares e restaurantes à beira-mar e lembra o visual da famosa cidade italiana. Perfeito para jantar e emendar um drink depois. É a partir do centro também que você pode chegar as principais praias da ilha.


O famosos centro de Mykonos

Praias
Mykonos possuem diversas opções de praias para todos os tipos e gostos. Todas com águas cristalinas e belas paisagens. A minha preferida é a Super Paradise. Como o nome diz, um pequeno paraíso na terra. A praia se forma através de uma baía e tem um visual de matar. A frequência é de maioria jovem e conta com três estabelecimentos que oferecem espreguiçadeiras e guarda-sol, além de bar, restaurante e banheiros. O preço para duas espreguiçadeiras e um guarda-sol varia de 30 a 60 euros. Em uma das pontas da praia fica o Super Paradise Beach Club, que conta com DJs e performances animadas a partir das 16hs. Para uma refeição durante o dia de praia uma ótima opção é o restaurante Divine, que fica bem no centro de Super Paradise. Já na outra ponta fica o Jackie O’ Beach Club, famoso point da ilha que ferve no fim de tarde. Existem vans que fazem o trajeto do centro (partindo do Old Port e da Fabrica Square) direto para a praia, o preço dos bilhetes é 3 euros. Outra opção é pegar o barco que sai da praia Paradise.


Visual da praia Super Paradise

Se você está em busca de ricos e famosos, a sua praia é Psarou. É por lá que fica o badalado Nammos. O complexo conta com clube e bar de praia, restaurante, spa e boutique. Para ficar sentadinho na areia do Nammos prepare-se para gastar 120 euros nas cadeiras e guarda-sol. E ainda tem que fazer reserva, porque na hora quase sempre tem lista de espera. A loja conta com todas as marcas poderosas, como Prada, Gucci e Chanel. Mas nem só de riqueza e ostentação vive Psarou. A praia, que é menor em extensão, conta com outras opções econômicas para quem quiser passar o dia por lá e curtir o visual do mar, cheio de iates. Para chegar lá sem carro, só com táxi mesmo.


O concorrido clube Nammos em Psarou

Outra praia bastante concorrida é a de Paraga. Muito linda e também com um certo agito. Se você quiser uma praia não tão agitada quanto Super Paradise, mas ainda assim movimentada, Paraga é a sua opção. A praia conta alguns clubes pé na areia com o Kalua e o Sant Anna. Todos contam com toda a infra à beira-mar, bares e restaurantes. Assim como as outras praias, as águas são calmíssimas, perfeitas para dar aquela refrescada em meio ao calor grego. Alguns ônibus fazem o trajeto do centro (partindo do Old Port e da Fabrika Square) até Paraga. É em Paraga também que fica o famoso Scorpios.


Mar delícia da praia de Paraga

Entre as inúmeras opções de praias da ilha estão também Paradise, que conta com uma turma bem jovem e muita festa, Elia, para quem curte um nudismo básico, e Panormos, no norte da ilha, para quem busca tranquilidade e quer fugir da agitação.

Pôr do sol dos Deuses
Depois de um dia na praia, apreciar o pôr-do-sol é atividade obrigatória para quem está na ilha. E Mykonos tem fins de tarde simplesmente incríveis! Meu lugar favorito é o bar Sunset 360. O espaço fica no centro da ilha, perto do Old Port e numa altura privilegiada, que permite ver todo o visual de Mykonos Town e o sol se pondo no mar. O ideal é chegar lá por volta das 19h, pegar um bom drink e descolar um espaço para curtir a paisagem. O espaço conta ainda com DJs e e performances para entreter os visitantes. A entrada é gratuita.


O pôr-do-sol no Sunset 360


Agito certo no Sunset bar

Quando ir
A alta temporada de Mykonos vai de Maio até Setembro. Julho e Agosto são os meses mais lotados e também os mais caros, com as diárias dos hotéis indo nas alturas. Os moradores locais dizem que a temporada pode se estender até outubro ou mesmo novembro se tiver sol e calor.

Onde Ficar
Ficando hospedado no centro, você tem fácil acesso a todos os restaurantes, lojas e bares, podendo fazer tudo a pé. No entanto você terá que se deslocar para chegar nas praias. Agora se você quiser acordar e já estar na areia, deve escolher um hotel na praia de sua preferência.

Como se locomover
A primeira opção é alugar um carro, moto ou quadricículo. A ilha também conta com táxis, mas, por conta do número limitado, na alta temporada e nos horários de pico é difícil conseguir um. Uma alternativa é o aplicativo AegeanTaxi, que substitui o Uber na região. As corridas são tabeladas, já com o valor prévio na hora da chamada do carro. Além disso, como já disse, para determinadas praias existem ônibus e vans que fazem o transporte a partir do centro.

No próximo post vou dar dicas dos Beach Clubs mais legais da ilha, além da noite, é claro! Fica de olho.

Anúncios

Um comentário em “Mykonos: melhores praias e pôr-do-sol dos deuses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s