Maiorca: dicas de praias da bela ilha da Espanha

Continuo aqui minhas dicas sobre a Ilha de Maiorca, na Espanha. Depois de um tour pela capital Palma de Maiorca, agora mostro algumas das praias mais bacanas da região.

A Espanha é oficialmente o país no mundo que mais tem praias na categoria “Blue Flag”, ou de bandeira azul. A classificação indica as praias que tem alto padrão de segurança, qualidade da água, atenção ao meio-ambiente, entre outros aspectos positivos. Em 2018, o país teve 696 de suas praias classificadas como Blue Fag, ficando à frente da Grécia, França, Turquia e Portugal.

As praias de Maiorca são belíssimas e são consideradas ao lado da sua vizinha Menorca como as mais bonitas da Espanha e também da Europa. Ao contrário de outros locais do litoral europeu, as praias de Maiorca são de areia e não de pedra. Isso já facilita muito para nós brasileiros que não estamos acostumados com as pedras e entramos e saímos do mar em clima de videocassetada. Grande parte das praias da região são chamadas de “Cala”, já que tem um formato de semi-círculo na costa.

A cidade de Palma de Maiorca, no entanto, não possui praias no centro, e sim, apenas um trecho de areia na parte leste da cidade: Portixol. A cerca de 3 km do centro, a pequena praia concentra bares e restaurantes e é uma ótima opção para um almoço longe da agitação de Palma. Mas, para pegar praia mesmo, Portixol não é das mais frequentadas.


Portixol com sua cara de vila

Seguindo pelo lado leste, passando o aeroporto, a 10 km do centro fica o complexo de Playa de Palma. Com alguns resorts, muitos hotéis e opções para diversão, Playa de Palma reúne muitos visitantes que compram pacotes turísticos e ficam na região. São 6 km de praia de Can Pastilla até S’Arsenal. A praia oferece banheiros gratuitos e lugares onde é possível alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras.


Visual da Playa de Palma

Ainda na região sudoeste da ilha, a uma hora de carro de Palma de Maiorca fica a praia que é considerado por muitos a mais paradisíaca da ilha: Calò des Moro. A praia fica próxima a vila de Santanyí. Durante muito tempo, esse pequeno trecho de areia branca e água azul-turquesa translúcida, era relativamente desconhecido, mas agora pode ficar bem lotado nos meses de verão. A praia tem 40 metros de comprimento e o mar se estende por entre as falésias, que são cobertas por vegetação. Por conta desse ambiente mais selvagem da praia, o seu acesso também é mais difícil. Chegando pelo estrada principal, você desce um caminho de terra seguindo as indicações para Calò des Moro e sua praia vizinha, S’Almunia. Há um estacionamento gratuito ao longo desta estrada. Depois você tem que continuar a pé, ao longo de um caminho de terra que desce as falésias para a praia. Além disso, não há restaurantes, espreguiçadeiras e guarda-sóis. Bem rústico! Mas lindo.


A estonteante Calò des Moro

Indo para a região oposta, do lado oeste da capital Palma, cerca de 10 km de centro cidade, fica a Playa de Illetes. Situada numa baía super tranquila, a praia reúne locais e turistas que querem curtir o lindo visual e ás águas calmas. O trecho de areia é pequeno, por isso no verão, chegue cedo para garantir o espaço da sua canga. Outra opção é alugar espreguiçadeiras nos bares que ficam ao redor da praia. A água do mar é uma verdadeira piscina, cor do Caribe, daquelas que não dá vontade de sair. Uma ótima opção para almoço é o restaurante Illetas Playa, com vistas panorâmicas do lugar. No cardápio ótimos peixes e frutos do mar por um preço bem justo.


O mar-piscina da Playa de Illetes

Um pouco a frente de Illetes, fica uma das praias mais lindas da região: Cala Portals Vells. A entrada é por um dos morros que circundam a ilha. Lá de cima já é possível ver o visual de babar e os incríveis tons da água do mar. Assim como Illetes, a praia tem um trecho pequeno de areia e as águas são calmíssimas. A vista de dentro da água é ainda mais impressionante. Portals Vells conta com um bar e restaurante, onde é possível comprar bebidas para levar na praia, almoçar e usar os banheiros. Na areia também são disponibilizados conjuntos de guarda-sol e cadeira.


A vista do alto de Cala Portal Vells

Seguindo pela sudoeste da ilha fica a praia de Magaluf, conhecida por ser um grande destino de festa da região. Mas não pense que todo mundo vai festejar por lá. Desde os anos 60, a região é reduto de férias dos britânicos. Os súditos da rainha se empolgaram tanto por lá, que as autoridades espanholas tiveram que reforçar o policiamento e  exigir condutas de comportamento mais rígidas para os festeiros. Se você curte uns inglesinhos ou quiser saber de festa, Magaluf é o seu destino. A praia conta com uma grande faixa de areia e uma pequena ilha, chamada de Illa de Sa Porrassa. A maioria do agito se concentra à beira-mar, com inúmeras opções de bares e clubes noturnos, além de lojas de beachwear.


Agitação inglesa em Magaluf

A ilha de Maiorca possui centenas de praias muito bonitas por todos os cantos. Essas acima, são algumas das praias que ficam na região sudoeste, próximas a capital Palma e que permitem um bate e volta de um dia ou uma tarde da cidade. Para mais dicas da Espanha, clique aqui. 

Anúncios

2 comentários em “Maiorca: dicas de praias da bela ilha da Espanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s