Cambridge: principais atrações da histórica cidade inglesa

A cidade de Cambridge é uma das mais charmosas e elegantes do interior da Inglaterra. Localizada há uma hora ao norte de Londres, é famosa mundialmente por sua universidade. A Universidade de Cambridge rivaliza com Oxford o posto de melhor universidade do Reino Unido e está entre as melhores do mundo.

Ao contrário da sua rival, Cambridge não foi muito atingida pelos efeitos da industrialização, mantendo sua atmosfera de cidade universitária. Apesar de pequena, a cidade tem várias atrações, com lindos prédios históricos, museus e o agradável rio Cam. Vem comigo!

img_8393

Universidade

Fundada no século 13, a Universidade conta com 31 “colleges” ou faculdades espalhadas pela cidade. Possuem prédios que impressionam pela arquitetura, rodeados por belos jardins, no melhor clima do interior inglês. Alguns deles estão abertos para visitação e são gratuitos, já em outros é preciso pagar o ingresso da entrada. Para não ficar perdido em meio a tantas opções, confira alguns dos mais importantes e legais para serem visitados:

Downing College: Fundado em 1800, fica localizado na Regent Street. Possui um dos terrenos mais amplos, com uma biblioteca na entrada e um imenso prédio no centro do campus. A entrada é gratuita.

img_8302
Downing College

Emmanuel College: Localizado na St. Andrews Street, foi fundado em 1584. Tem os jardins mais legais de Cambridge, com um mini-lago na parte posterior. A entrada é gratuita

.

img_8317
Os gramados de Emmanuel College

Christ’s College: Fundando em 1505, também fica localizado na St. Andrews Street, só que mais próximo ao centro. Fique atento aos símbolos espalhados pelo campus, em esculturas e painéis.

img_8434
Dando um giro pelo Christ’s College

King’s College: Fundado em 1441 pelo rei Henrique IV, seu prédio localizado na King’s Parade é um dos cartões postais de Cambridge. A King’s College Chapel é um dos maiores exemplos da arquitetura gótica inglesa e impressiona pela sua imponência e beleza. Recebe concertos e exibições de arte. A entrada custa £ 9,50.

img_8364
A imponente King’s College Chapel

Clare College: Localizado na Trinity Lane, é um dos mais antigos, fundado em 1326. Fica dividido entre as duas margens do rio. Faz parte do passeio atravessar a ponte da faculdade e observar os prédios e o visual do rio Cam. A entrada é gratuita

.

img_8405
Interior da Clare College

Fique atento: a maioria dos colleges ficam abertos para visitação durante o período das aulas das 9h30 às 15h.

Centro Histórico

As avenidas Hills Road e Regent Street levam ao centro e reúnem vários restaurantes e pubs. A partir da St. Andrews Street já é possível ver toda a elegância do centro de Cambridge. De St. Andrews Street até às margens do rio Cam existem vários boulevards, onde quase não passam carros, repletos de lojas e restaurantes. Dá para se perder um bom tempo admirando a beleza do lugar, fazendo compras e comendo bem. É no centro que fica localizado o King’s College e também a Market Square, uma praça com uma feira de roupas e comidas.

img_8357
Um dos charmosos cantos do centro

img_8406
E os prédios…


Rio Cam

Descendo para o rio Cam, prepare-se para uma das áreas mais legais da cidade. Com ares de Amsterdã, o rio conta com belos visuais nas suas margens, rodeadas por áreas verdes e os prédios das faculdades. Passeio imperdível é o Punting Tour, super conhecido em Cambridge e que data desde a Idade Média. Os punts são barcos de madeira longos nos quais é possível fazer o passeio pelo rio, enquanto o remador vai contando sobre a história da cidade. O mais indicado é comprar o bilhete no centro de informação turística, localizado no centro.

img_8398
O Rio Cam e o passeio de barquinho

Uma das atrações do passeio é a Bridge of Sighs, ponte localizada no St. John’s College e construída em 1831. 

Assim como sua homônima de Veneza,  a ponte é toda fechada.

ponte-cam
A Bridge of Sighs

Fitzwilliam Museum

É o principal e mais famoso museu da cidade. Com um belíssimo interior e um super pé-direito, possui uma coleção vasta. No primeiro andar estão as antiguidades, que incluem sarcófagos egípicios, armaduras e porcelanas chinesas. Já o andar superior é dedicado às pinturas e esculturas. Destaque para a sala dedicada à pintura italiana, com várias obras renascentistas e a sala dedicada à França, com obras de Paul Cézanne, Renoir e August Rodin. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita. Abre de terça à sábado das 10h às 17h. Domingos e feriados das 12h às 17h. Trumpington Street.

img_8412
Fachada do museu

img_8437
Interior do Fitzwilliam

Jardim Botânico

Localizado próximo à estação de trem, o Cambridge University Botanic Garden possui um seleção de plantas e árvores nativas inglesas, além de espécies de todo o mundo. São oferecidas visitas guiadas e também educacionais, onde é possível ter uma verdadeira aula de botânica. Abre das 10h às 16h no inverno e das 10h às 18h no verão. A entrada custa £5.50. Brookside 1

botanic
Interior do jardim botânico

Como chegar

– Se você vier de trem de Londres a viagem dura em torno de uma hora e os trens saem das estações King’s Cross e Liverpool Street na capital inglesa. As duas são bem conectadas com as linhas do metrô. Chegando na estação de Cambridge, o centro histórico fica a 20 minutos de caminhada. Também existem ônibus que fazem o trajeto da estação até o centro.

– Os bilhetes mais baratos Londres-Cambridge são os chamados “Off Peak”, para trens fora do horário de maior circulação. Se você for fazer um bate e volta de um dia de Londres, selecione a opção “Off Peak Day Return”, pelo preço de um (£ 16,90) você tem o bilhete de ida e de volta, desde que seja usado no mesmo dia. Para ver horários e preços entre no site da National Rail.

Confira mais fotos de Cambridge no álbum.

Anúncios

Um comentário em “Cambridge: principais atrações da histórica cidade inglesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s