Depois do tour pelos bairros e dicas de compras e noite, vamos falar de artes. Com muitos artistas morando na cidade, Berlim tem uma rica vida cultural com museus, galerias de arte e fotografia, além mostras especiais que acontecem o ano todo. Confira onde se enriquecer um pouquinho culturalmente na capital alemã. Na foto abaixo, o belíssimo prédio do Bode Museum, dentro da Ilha dos Museus.
Hamburguer Banhof
O museu ocupa o espaço de uma antiga estação ferroviária, inaugurada em 1847. Em 1906 se transformou num museu ferroviário. Após uma reestruturaçao do espaço em 1996, foi inaugurado o Museum für Gegenwart. Para quem gosta de arte contemporânea, o museu é passeio obrigatório. São 13 mil metros quadrados com obras de 1950 até hoje. Entre os artistas presentes estão Andy Warhol e Roy Lichtenstein. Além do quadros, também conta com vídeos, desenhos e instalações multimidia.
Invalidenstr. 50 (metro Berlin Hauptbabnhof) 14 euros inteira e 7 meia
O interior do Hamburguer Banhof
Ilha dos Museus
Numa ilha em meio ao rio Spreed, encontra-se um conjunto de cinco museus. Por conta da beleza dos edificios e da riqueza cultural que abrigam, a ilha foi considerada pela Unesco Patrimonio da Humanidade. Por lá está o Pergamon Museum, museu mais visitado de Berlim, com reproduções de edifícios arqueológicos do período grego e romano. Já o Alte Nationalgalerie traz obras de Claude Monet, Auguste Renoir, Paul Cézanne, Auguste Rodin, entre outros. Completam a ilha os museus Bode, Altes e Neus.
Am Lustgarten 1 (metros Alexanderplatz ou Friedrchstrabe) 18 euros inteira e 9 meia—ingresso válido para a coleçao permanente dos museus.
Pergamon Museum: uma das atrações da Ilha dos Museus
Bauhaus Museum
O museu de design reúne documentos e progetos relativos a Bauhaus, famosa escola de arte, design e arquitetura do século XX. A coleção inclui o material didático usado na escola, modelos de projetos arquitetônicos, fotografias e outros documentos. Além da coleção permanente, o museu ainda recebe mostras especiais, leituras e concertos ao longo do ano. Imperdível também é a loja do museu, repleta de pôsters bacanérrimos, artigos de decoração para casa e todos aqueles souvenirs que a gente adora.
Klingelhöferstraße 14 (metro Nollendorfplatz) de quarta à sexta 6 euros inteira e 3 meia, sábado a segunda 7 euros inteira e 4 meia.
Bauhaus: história da arquitetura moderna
Helmut Newton
Os berlinenses são grandes apreciadores da fotografia como arte, por isso existem várias galerias pela cidade. Uma das mais famosas é a que leva o nome de Helmut Newton, famoso fotógrafo de moda que nasceu em Berlim. O primeiro piso reúne as obras da coleção do museu, além de novas obras contemporâneas. Já o segundo piso recebe mostras mais amplas, sobre como a fotografia interage com outras formas de arte, como a escultura e o cinema.
Jebensstrasse 2 (metro Zoologischer Garten) 10 euros inteira e 5 meia.
Fotografia em destaque no Helmut Newton
Belissima reportagem!!!
CurtirCurtir