Palazzo Strozzi e suas exposições imperdíveis em Firenze

Quem visita Firenze não pode deixar de passar pelo Palazzo Strozzi. É um pouco difícil deixar de notá-lo ou não cruzá-lo pelo caminho, já que o palácio está localizado em meio ao centro histórico.

Atualmente o prédio é usado como galeria de arte e recebe exposições das mais interessantes, com reputação internacional. O espaço conta ainda com uma bookshop e um café, que está sendo reformado aos cuidados do Colle Bereto, bar hype da cidade.

O pátio central, que é aberto ao público, recebe vários eventos, como perfomances de música e dança, sempre gratuitos.

Palazzo_strozzi_cortile_02
O pátio que recebe eventos durante o ano inteiro

Exposições
A exposição do primeiro semestre desse ano, batizada de “Power & Pathos”, trazia esculturas em bronze do período helenístico pertencentes a diversos museus ao redor do mundo, como o British Museum de Londres, o Prado de Madrid, o Metropolitan de Nova York e o Museu Arqueológico de Atenas.

Agora, desde o dia 24 de setembro até o dia 24 de janeiro de 2016, o Palazzo Strozzi hospeda a mostra “Beleza Divina: entre Van Gogh, Chagall e Fontana”. A exibição faz uma reflexão entre a ligação da arte com o sagrado.

São mais de 100 obras que datam da metade de 1800 até a metade de 1900. Além de artistas italianos como Domenico Morelli, Gaetano Previati e Felice Casorati, a mostra reúne obras de Van Gogh, Pablo Picasso, Jean-François Millet, Max Ernst, Henri Matisse, entre outros.

Realismo, Simbolismo, Expressionismo e Futurismo se convergem para contextualizar quase um século de arte-sacra moderna. Entre as obras em destaque estão a Pietá de Van Gogh, a Crucificação Branca de Marc Chagall e A Oração de Felice Casorati.

Assim como a “Power & Pathos”, que já tinha visitado, também adorei a seleção de obras da “Beleza Divina”.

Dica: às quintas o palácio fica aberto com as exposições até às 23h. Vale a pena conferir o visual noturno do edifício. 

IMG_3491
A Pietà de Van Gogh ilustra a arte da mostra

belleza
Interior da exposição “Beleza Divina”

Arquitetura
O Palazzo Strozzí é um dos exemplos mais perfeitos da arquitetura renascentista, famosa por seu estilo elegante e austero.

Possui formato cúbico com 3 andares em torno de um pátio central. Do lado de fora, um rodapé que serve de banco percorre todo o prédio, bem caraterístico dos edifícios da época.

A parede da parte externa é revestida com a típica pietraforte fiorentina e três portas com arcadas grandes ligam o palácio às três ruas que ele circunda. No teto, detalhes em todas as laterais.

palazzo-strozzi-fora
O clássico edifício Renascentista: três andares, bancos ao redor, teto estilizado e estilo sóbrio

Palazzo_Strozzi_03

História
Hoje galeria de arte, o Palazzo Strozzi fez parte importante do período do Renascimento em Firenze. O prédio foi construído entre os anos 1489 e 1538 a pedido da família Strozzi, uma das mais importantes da cidade na época e arqui-rival dos Médici, os famosos soberanos fiorentinos, que foram mecenas de Michelangelo e sua trupe.

Os Strozzi se exilaram em Nápoles depois de uma briga com os Médici. Em 1466, Filippo Strozzi, patriarca da família, retorna à Firenze com uma fortuna acumulada como banqueiro e decide acabar com o poder da família rival.

Para quebrar a banca dos Médici, ele resolve construir o palácio mais imponente da cidade, superior em tamanho ao Palazzo Médici. Mas, a história não acabou muito bem. Filippo morreu dois anos depois do início da construção. Já pronto, o palácio foi confiscado pelo Grão-Duque Cosme I de Médici e só foi devolvido aos Strozzi 30 anos depois.

Quem gostou dessa história, poderá conferir essa e outras na série que o canal de Tv italiano Rai produzirá com a produtora francesa Wild Bunch TV. O programa contará a saga dos Médici e do Renascimento e terá o ator norte-americano Dustin Hoffman como protagonista. Mas, esse é um assunto para outro post.

A presto!

Palazzo Strozzi – Expo Beleza Divina
Horário: aberto todos os dias, inclusive feriados, das 10h às 20h. Às quintas das 10h às 23h.
Preço: 10 euros inteira e 8,50 com redução
Piazza degli Strozzi (a uma quadra da Piazza della Repubblica)

fabio

 

Anúncios

2 comentários em “Palazzo Strozzi e suas exposições imperdíveis em Firenze

  1. Belissima reportagem,muito elucidativa e completa,dá vontade de ir imediatamente para Firenze para ver a mostra.
    Fotos maravilhosas.
    Aguardo anciosa a proxima reportagem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s