No ano passado tive o prazer de passar 3 semanas em Siena e me apaixonei pela cidade. Desde então, sempre que posso tento fazer um giro por lá.
Com um centro histórico muito bem preservado, a cidade medieval tem um clima mágico, um pouco sombrio até, que é difícil explicar, só indo para sentir a sensação.
Localizada na parte sudeste da Toscana, a cidade foi primeiro colonizada pelos etruscos, antes de virar uma colônia romana e por volta do século XII começou sua efervescência cultural.
Piazza del Campo
Através de grandes portais que remetem ao tempo que a cidade era toda fechada, se adentra no centro histórico por pequenas vielas repletas de restaurantes, lojas, igrejinhas, etc. E no meio dessa vila medieval surge a imponente Piazza del Campo.
Considerada uma das praças mais bonitas do mundo, a Piazza del Campo é de tirar o fôlego. Em formato oval, abriga o Palácio Público, onde ficam alguns escritórios da Prefeitura, o Museo Cívico e a Torre del Mangia, onde é possível subir para ter uma vista panorâmica da cidade.
A melhor maneira de apreciar a praça é sentar no chão mesmo (como todos fazem, já que não tem banquinhos) e ficar alguns minutos contemplando o visual. É na praça também que ocorre o famoso Palio de Siena, mas sobre isso eu conto daqui a pouco.
Duomo
Pertinho dali, está outra sensação da cidade, o majestoso Duomo. De todos os que já visitei até hoje na Itália, o Duomo de Siena na minha opinião é o mais bonito. A fachada da catedral possui o clássico estilo gótico italiano. O seu interior abriga colunas de mármore em preto e branco, assim como o piso, que mais parece um tapete de mármore tamanha a riqueza de detalhes.
O Duomo ainda conta com várias obras de artistas importantes, como o São João Batista esculpido por Donatello e outros quatro santos em mármore de Carrara feitos por Michelangelo para o altar Piccolomini. Vale a pena ainda subir no prédio ao lado, que faz parte do complexo, para ver a vista da cidade e da Piazza.
O rico interior com piso e colunas em mármore
Outros giros
– Em frente ao Duomo está localizado o Santa Maria della Scalla, o hospital mais antigo da Europa. Foi criado para tratar dos peregrinos que na Idade Média percorriam a Via Francigena (percurso sagrado que liga Inglaterra à Roma). Hoje o espaço é um museu que vale a visita pela beleza do prédio no seu interior, que conta com lindos afrescos.
– Já um pouco fora do centro fica a Fortezza, o espaço, com o nome diz era uma antiga fortaleza, que hoje recebe eventos. Nos meses de verão um cinema open air é instalado ali. O pessoal também aproveita o espaço e a beleza do visual para fazer cooper em cima da murada.
– Assim como muitas cidades da Itália, cheias de ruelas e grandes descobertas a cada esquina, a dica para Siena é: se perca! Se perca pelo seu centro e com certeza descobrirá boas surpresas.
Os afrescos do hospital Santa Maria della Scala
Palio e Contradas
Siena também é famosa pelo seu Palio, a histórica corrida de cavalos que acontece duas vezes no ano, nos dias 2 de julho e 16 de agosto na Piazza del Campo. A corrida é disputada na cidade desde 1633 por 17 Contradas.
Cada Contrada representa uma região da cidade e o assunto é coisa séria e motivo de orgulho para os seneses. As Contradas possuem bandeiras e símbolos específicos espalhados pelos quarteirões que dominam. Além disso, cada uma delas tem a sua própria igreja, onde são realizados todos os batismos dos que nascem ali. No passado, jovens de Contradas diferentes não podiam namorar, nem casar. Hoje é claro que isso mudou, mas ainda assim ocorrem calorosas discussões e até brigas mesmo entre integrantes de Contradas rivais.
O mais bacana é que durante essa época entre os dois Palios, as Contradas fazem desfiles pela cidade, com seus integrantes devidamente vestidos com roupas caraterísticas do Medievo, tambores e bandeiras. Já à noite, cada Contrada em esquema de revezamento abre a sua sede para uma festa. Quase sempre são jardins belíssimos, que contam com jantares e festas especiais, com bandas e DJs, tudo de graça!
Nos dias do Palio em si, o público chega cedo para se acomodar e superlotar o centro da Piazza. Dez cavaleiros representam suas respectivas Contradas (não são as 17 que competem sempre, as que participam são escolhidas através de um sorteio). A corrida dura pouco mais de um minuto. Confira no vídeo abaixo a última edição, de agosto desse ano.
NA MESA
Entre as especialidades da cidade está o Pici senese, massa que se parece com o spaghetti, porém é mais curta e grossa. Como entrada recomendo um mix de salames de Cinta com o queijo pecorino de Pienza. E para a sobremesa é quase obrigação provar o Panforte, doce mais notório da cidade feito a base de frutas e mel. Tudo, é claro, acompanhado de um bom vinho Toscano.
NOITE
Com quase 60 mil habitantes, Siena conta com uma população de 20 mil estudantes universitários. Por isso, durante os meses de período letivo, os bares, a Piazza del Campo e os pequenos clubes do centro ficam bastante movimentados. Já nos meses de verão, quando essa turma toda sai de férias, a cidade fica mais pacata, porém, no mês de julho acontecem as festas das Contradas todos as noites.
COMO CHEGAR
A partir de Firenze é possível pegar um trem regional que faz o trajeto até Siena em 1h30. Porém, a estação de Siena fica um pouco afastada do centro histórico. Outra opção são os ônibus que partem do lado da estação central de Firenze (Santa Maria Novella), e fazem o mesmo trajeto entre 1h e 1h30, dependendo do trânsito. A vantagem do ônibus é que eles te deixam praticamente dentro do centro.
http://www.trenitalia.it
No álbum você confere mais fotos da bella Siena. *Agradecimentos das fotos à Turismo.InToscana.
Otimas dicas de Siena
CurtirCurtir
Gostei das dicas. Visitarei Siena em junho de 2016. Parabéns.
CurtirCurtir