Um tour pela mágica Siena

No ano passado tive o prazer de passar 3 semanas em Siena e me apaixonei pela cidade. Desde então, sempre que posso tento fazer um giro por lá.

Com um centro histórico muito bem preservado, a cidade medieval tem um clima mágico, um pouco sombrio até, que é difícil explicar, só indo para sentir a sensação.

Localizada na parte sudeste da Toscana, a cidade foi primeiro colonizada pelos etruscos, antes de virar uma colônia romana e por volta do século XII começou sua efervescência cultural.

Piazza del Campo
Através de grandes portais que remetem ao tempo que a cidade era toda fechada, se adentra no centro histórico por pequenas vielas repletas de restaurantes, lojas, igrejinhas, etc. E no meio dessa vila medieval surge a imponente Piazza del Campo.

Considerada uma das praças mais bonitas do mundo, a Piazza del Campo é de tirar o fôlego. Em formato oval, abriga o Palácio Público, onde ficam alguns escritórios da Prefeitura, o Museo Cívico e a Torre del Mangia, onde é possível subir para ter uma vista panorâmica da cidade.

A melhor maneira de apreciar a praça é sentar no chão mesmo (como todos fazem, já que não tem banquinhos) e ficar alguns minutos contemplando o visual. É na praça também que ocorre o famoso Palio de Siena, mas sobre isso eu conto daqui a pouco.

piazza-del-campo-siena-tuscany

Duomo
Pertinho dali, está outra sensação da cidade, o majestoso Duomo. De todos os que já visitei até hoje na Itália, o Duomo de Siena na minha opinião é o mais bonito. A fachada da catedral possui o clássico estilo gótico italiano. O seu interior abriga colunas de mármore em preto e branco, assim como o piso, que mais parece um tapete de mármore tamanha a riqueza de detalhes.

O Duomo ainda conta com várias obras de artistas importantes, como o São João Batista esculpido por Donatello e outros quatro santos em mármore de Carrara feitos por Michelangelo para o altar Piccolomini. Vale a pena ainda subir no prédio ao lado, que faz parte do complexo, para ver a vista da cidade e da Piazza.

16417217567_0838157756_k
A fachada do Duomo

16002441044_94669ecdb4_o
O rico interior com piso e colunas em mármore

Outros giros
– Em frente ao Duomo está localizado o Santa Maria della Scalla, o hospital mais antigo da Europa. Foi criado para tratar dos peregrinos que na Idade Média percorriam a Via Francigena (percurso sagrado que liga Inglaterra à Roma). Hoje o espaço é um museu que vale a visita pela beleza do prédio no seu interior, que conta com lindos afrescos.

– Já um pouco fora do centro fica a Fortezza, o espaço, com o nome diz era uma antiga fortaleza, que hoje recebe eventos. Nos meses de verão um cinema open air é instalado ali. O pessoal também aproveita o espaço e a beleza do visual para fazer cooper em cima da murada.

– Assim como muitas cidades da Itália, cheias de ruelas e grandes descobertas a cada esquina, a dica para Siena é: se perca! Se perca pelo seu centro e com certeza descobrirá boas surpresas.

16598719706_26ddc8d11e_k
Os afrescos do hospital Santa Maria della Scala

Palio e Contradas
Siena também é famosa pelo seu Palio, a histórica corrida de cavalos que acontece duas vezes no ano, nos dias 2 de julho e 16 de agosto na Piazza del Campo. A corrida é disputada na cidade desde 1633 por 17 Contradas.

Cada Contrada representa uma região da cidade e o assunto é coisa séria e motivo de orgulho para os seneses. As Contradas possuem bandeiras e símbolos específicos espalhados pelos quarteirões que dominam. Além disso, cada uma delas tem a sua própria igreja, onde são realizados todos os batismos dos que nascem ali. No passado, jovens de Contradas diferentes não podiam namorar, nem casar. Hoje é claro que isso mudou, mas ainda assim ocorrem calorosas discussões e até brigas mesmo entre integrantes de Contradas rivais.

O mais bacana é que durante essa época entre os dois Palios, as Contradas fazem desfiles pela cidade, com seus integrantes devidamente vestidos com roupas caraterísticas do Medievo, tambores e bandeiras. Já à noite, cada Contrada em esquema de revezamento abre a sua sede para uma festa. Quase sempre são jardins belíssimos, que contam com jantares e festas especiais, com bandas e DJs, tudo de graça!

Nos dias do Palio em si, o público chega cedo para se acomodar e superlotar o centro da Piazza. Dez cavaleiros representam suas respectivas Contradas (não são as 17 que competem sempre, as que participam são escolhidas através de um sorteio). A corrida dura pouco mais de um minuto. Confira no vídeo abaixo a última edição, de agosto desse ano.


NA MESA

Entre as especialidades da cidade está o Pici senese, massa que se parece com o spaghetti, porém é mais curta e grossa. Como entrada recomendo um mix de salames de Cinta com o queijo pecorino de Pienza. E para a sobremesa é quase obrigação provar o Panforte, doce mais notório da cidade feito a base de frutas e mel. Tudo, é claro, acompanhado de um bom vinho Toscano.

16002109064_600d3fd2cf_k
O famoso Pici senese

NOITE
Com quase 60 mil habitantes, Siena conta com uma população de 20 mil estudantes universitários. Por isso, durante os meses de período letivo, os bares, a Piazza del Campo e os pequenos clubes do centro ficam bastante movimentados. Já nos meses de verão, quando essa turma toda sai de férias, a cidade fica mais pacata, porém, no mês de julho acontecem as festas das Contradas todos as noites.

COMO CHEGAR
A partir de Firenze é possível pegar um trem regional que faz o trajeto até Siena em 1h30. Porém, a estação de Siena fica um pouco afastada do centro histórico. Outra opção são os ônibus que partem do lado da estação central de Firenze (Santa Maria Novella), e fazem o mesmo trajeto entre 1h  e 1h30, dependendo do trânsito. A vantagem do ônibus é que eles te deixam praticamente dentro do centro.
http://www.trenitalia.it

No álbum você confere mais fotos da bella Siena. *Agradecimentos das fotos à Turismo.InToscana.

Anúncios

2 comentários em “Um tour pela mágica Siena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s