Top 3: descubra as melhores pizzarias de Firenze

A pizza italiana é reconhecidamente a melhor do mundo. Vai ser difícil você encontrar uma pizza ruim em algum estabelecimento da Itália. Mas é claro, que cada cidade, tem pizzarias melhores e piores. Depois de alguns meses aqui em Firenze e muitas experimentações, o que não foi nenhum sacrifício, eu listei as que considero as três melhores, com base no meu gosto pessoal, opinião de amigos e a própria frequência dos lugares. Preparem os guardanapos!

Il Pizzaiuolo 
A pizzaria é uma das sensações da cidade, sempre lotada, na sua maioria por italianos e alguns turistas que descobrem o local. Foi uma das primeiras pizzarias da cidade a fazer a famosa pizza napolitana. A pizza fiorentina costuma ter a massa mais fina e crocante. Já a do Pizzaiolo, assim como as pizzas de Nápoles, tem a massa mais grossa. A casa fica próxima à Piazza Sant’Ambrogio, tem um ambiente acolhedor, garçons agitados, muitos grupos de amigos falando alto e bebendo, como aqueles típicos restaurantes italianos. Entre as mais pedidas dos italianos estão a clássica Margherita (minha preferida também, com um molho pomodoro de matar!) e a Napolitana. Já os gringos adoram a Diavola, uma espécie de Marguerita com salaminho picante. É bom fazer reserva antecipadamente ou seguramente você vai ter que esperar alguns minutos na rua. Quem com certeza não esperou por uma mesa foi a cantora Beyoncé, que passou por lá em maio desse ano.
Valor da Marguerita: 6 euros
Via de’ Macci 113 – px à Piazza Sant’Ambrogio
Aberta de seg à sáb – 12h30 às 14h30 e das 19h30 à 0h30
Reservas 055.241171


Beyoncé ostentando seu meio pedaço da Pizzaiuolo

IMG_3443
A clássica Margherita, minha favorita da pizzaria

O Munaciello
Além de pizzas deliciosas, a Munaciello, aberta em 2005 do outro lado do rio Arno, vale a visita por todo seu contexto. A começar pelo local. A pizzaria está instalada num antigo convento de 1600. Um belíssimo prédio ainda muito bem preservado. O espaço traz ainda várias obras de arte, como as do escultor Ferrigno. Para completar, algumas noites contam com apresentação de cantores líricos e instrumentistas, todos artistas bravíssimos. Mas, voltando as pizzas, na Munaciello vale a pena sair das básicas e experimentar uma das pizzas especiais. Entre as minhas prediletas estão a Munaciello, com mozzarella de búfala, rúcula, tomate e prosciutto crudo, e a Creme de Trufa e funghi porcini fresco (cogumelo toscano mais apimentado). A cozinha fica por conta dos irmãos napolitanos Andrea e Carmine Candito. Bastante concorrida, sempre é bom garantir uma reserva também.
Valor da Marguerita: 8 euros
Via Maffia, 31r – px à Piazza Santo Spirito
Aberta todas as noites das 19h à 1h
Reservas 055.287198


O lindo ambiente da Munaciello com seu anjo barroco no teto

muna 2
A pizzaria fica num prédio de 1600

L’Pizzachiere

Numa portinha a caminho da Piazzale Michelangelo, está essa pizzaria com mais de 60 anos de tradição. Com uma cozinha enxuta e produtos fresquíssimos, o local conta com algumas mesas na calçada e outras poucas do lado de dentro. Além das pizzas do tamanho clássico, fazem também “Pizzas Gigantes”, com 50 cm de diâmetro. A grande atração da casa é a “Tigre Bianca”, com vários sabores de queijos e tomates. Assim como as outras acima, a Pizzachiere também segue a receita da pizza napolitana, com massa mais farta. A pizzaria conta ainda com doces típicos florentinos a base de Nutella, como o Coccolo Marcito, e uma seleção de cervejas artesanais alemãs. Vale fazer a reserva ou esperar tomando um drink na calçada.
Valor da Marguerita: 5 euros
2/ Angolo, Via di S. Niccolò
Seg, Qua e Dom – 12h15 às 15h e das 18h às 21h30
Sex e Sab – 12h15 às 15 e das 18h às 22h30
Ter – 18h às 21h30 – fechadas às quintas-feiras
Reservas 055.2466332

i-pizzacchiere
A pequena e concorrida L’Piazzachiere

pizza-tigre-bianca
A famosa Tigre Bianco

Dicas espertas:
– Na Itália não existe meia-Mozzarella e meia-Calabresa, se você falar isso para um italiano capaz de ele dar na sua cara, porque para eles é um “pecado” misturar os ingredientes na mesma massa.

– As pizzas normalmente tem um tamanho quase igual ao de uma média no Brasil, já que são “individuais”.

– Um boa dica se você quiser testar os sabores e a pizzaria é escolher as pizzas mais básicas, como Margherita e cia. As muito incrementadas acabam dispersando a atenção dos atributos básicos, como a qualidade da massa, do molho, da mozzarella, etc.

Buon appetito!

E AQUI VOCÊ CONFERE OS MELHORES SORVETES DE FIRENZE. 

Anúncios

Um comentário em “Top 3: descubra as melhores pizzarias de Firenze

  1. Maravilhosas e deliciosas dicas de pizzerie de Firenze!!!! Sua explicação e as fotos das pizzas deu vontade de voltar imediatamente para Firenze e experimentar todas!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s