Nice: tudo sobre a charmosa capital da Riviera Francesa

Continuando os posts sobre a Côte D’Azur, escrevo agora sobre Nice, a capital da região. Para quem quer evitar desgates de deslocamento e trocas de hotéis, a cidade é perfeita para ser a sua base. Como toda a área é muito bem coligada com boas estradas, trens e ônibus, fica fácil se locomover de Nice para as outras cidades e praias para passar o dia.

Com quase 400 mil habitantes, a cidade oferece toda a infra necessária para os turistas, com hotéis para todos os bolsos, restaurantes, bares, casas noturnas e obviamente, a praia. Dona de uma bela arquitetura, avenidas espaçosas e um clima descontraído de balneário, a cidade é ponto obrigatório de visita da riviera francesa.

La Plage
A cidade conta com 5 km de praia. Apesar de ser de pedra, o que para nós brasileiros é sempre um pouco desconfortável, o promenade de Nice é dos mais agradáveis. Batizado de Promenade des Anglais, a região conta com um grande calçadão, onde turistas e locais correm, passeiam, tomam drinks e apreciam o incrível tom de azul do mar. A avenida é repleta de belos prédios em estilo art-deco, como o do famoso hotel Negresco.

Os 5 km, que vão de uma ponta a outra da cidade, é divido entre espaços públicos e bares privados, onde é preciso pagar para ter acesso à espreguiçadeiras, banheiro, em alguns casos, piscina também, além de todo o serviço de bar e restaurante. O valor para uma diária varia entre 12 e 18 euros por pessoa, dependendo do local.

Porém os espaços públicos também são abastecidos com duchas e mesmo no alto verão não superlotam. Você pode levar seu bom vinho rosé gelado para tomar na praia e se divertir do mesmo jeito.

Entre as públicas a Castel Plage oferece um visual ótimo da costa de Nice e reúne uma turma bacana. Já para badalar a privada Hi Beach está entre as mais concorridas.

IMG_3290
Fim de tarde em Castle Plage

Tour à pé
O tamanho da área central de Nice permite perfeitamente que você faça vários tours a pé. Começando na estação central, você pode descer pela Avenida Jean Medicin. Principal centro comercial da cidade, conta com lojas de marcas como Zara, H&M e cia, além de uma Galleries Lafayette, que traz toda a seleção de grifes de luxo. A avenida conta ainda com restaurantes, bares e redes de fast-food.

Ao final da Jean Medicin está a animada praça Massena, que fica lotada com o vai e vem de pessoas nos meses do verão. Seguindo a esquerda pelo arborizado Boulevard Jean Jaurés  você chega na belíssima Praça Garibaldi. Para comer e beber, saia um pouco da praça e experimente os bistrôs e bares das ruelas ao redor, como a rua Bonaparte.

No entorno da Praça Garibaldi ainda ficam o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de História Natural e a Biblioteca Louis Nucera.

IMG_3228
Praça Massena

Vieux Nice
A região do centro histórico está localizada entre o Boulevard Jean Jaurés e a praia. Com ruas pequenas e super charmosas, a região bomba no fim do dia, com o pessoal que vem depois da praia e outros que estão saindo para começar a noite.

Cheio de lojinhas de artesanato, creperias, sorveterias e mercadinhos de todos os tipos. Em meio as vielas está a praça que abriga o Palácio da Justiça. Perto dali fica o belo prédio do Teatro Municipal de Ópera.

Colina du Châteaux
Para apreciar a vista da praia vale a pena subir no Parque da Colina do Castelo, que fica próximo do centro histórico. O espaço conta com playground, cascata e um restaurante. Abre dos os dias das 8 da manhã até 18h, 19h ou 20h, dependendo da estação do ano.

Monte Boron
Já um pouco mais para lado o leste fica o Monte Boron. O parque oferece uma vista incrível de Nice e do belo litoral de Jean Cap Ferrat. Ainda é possível visitar o Chateau L’Anglais e o Grotto of Lazaret.

place-rosetti
Ruas do centro histórico

GIRANDO
Para visitar as outras cidades da região, você tem a opção dos trens da SNFC e dos ônibus das Lignes D’Azur.

A Lignes D’Azur oferece parada em todas as praias do lado leste, entre Nice e Mônaco, indo até Menton. A linha passa por Jean Cap Ferrat, Villefranche su Mer, Èze, entre outras. Se você for direto a Mônaco, o trem é mais rápido, cerca de 20 minutos contra quase uma hora do ônibus. Mas, a vantagem do ônibus é acompanhar o belo visual da região, já que a estrada beira o mar.
www.lignesdaazur.com

Já para ir na direção oeste, os trens da Ter-SNFC saem de Nice e passam por Cagnes Su Mer, Antibes, Cannes, St-Raphael-Valescure (onde é possível pegar ônibus e barcos para St. Tropez) até Les Arcs-Draguignan.
www.snfc.com

ONDE FICAR

A região próxima da estação de trem tem vários hotéis. dos mais caros aos hostels. Bem servida de supermercados e restaurantes, fica a 15 minutos a pé da praia. Já no próprio Promenade e em ruas paralelas, também existem muitas opções, quase todas de um padrão mais elevado.

COMO CIRCULAR
A cidade conta trens de superfície e ônibus, através dos quais é possível rodar por tudo. Cada bilhete custa 1,50 euros e pode ser usado por até 80 minutos. É preciso comprar os bilhetes antecipadamente na máquinas sela-service ou nos postos das Lignes D’Azur espalhados pelo centro.

COMO CHEGAR
Aeroporto de Nice-Côte D’Azur
O terceiro mais movimentado da França em número de passageiros, recebe vôos de grandes companhias como Air France e também das low cost Easyjet, Ryanair e Vueling. Fica a 6 km do centro. Os ônibus da Airport Express Line custam 6 euros e vão até o centro da cidade.

Gare de Nice
A estação de trem de Nice também é muito bem conectada. O trajeto Paris-Nice com o trem rápido dura 5h30. É possível vir também da Itália com os trens da Thello, que saem de Milão, passam por Gênova e Mônaco.

No álbum você confere mais fotos da cidade e aqui tudo sobre a vila de Èze.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s