Conheça Èze Village: vilarejo medieval da Côte D’Azur

A região da Côte D’Azur foi uma grande e boa surpresa para mim. Sempre ouvi bons elogios da riviera francesa, mas nada como ir e constatar com os próprios olhos. Dono de uma grande beleza e um charme ímpar, o litoral sul da França é dos mais recomendados para quem vai passar uma temporada no verão europeu.

Começando meu posts sobre a região vou falar da vila de Èze. Localizado no alto de uma montanha, o vilarejo medieval fica entre Mônaco e Nice. Com casas de pedra, lindos jardins e uma vista de tirar o fôlego, Èze é um daqueles lugares mágicos que parecem ter parado no tempo.

A vila é repleta de lojinhas bacanas, restaurantes e várias galerias de arte com obras de artistas locais que valem a visita. Para quem gosta de perfumes, no pé da vila ficam duas lojas da perfumaria Galimard, onde é possível criar sua própria fragrância exclusiva. A preparação leva cerca de 3 horas e recomenda-se agendar a visita.

Já no topo da vila fica o Jardim Exótico, que conta com o melhor visual da vila para apreciar a Côte D’Azur. A mistura do tom azul do mar com as montanhas é de babar.

IMG_3176Vista do topo do Jardim Exótico

St. Laurent de Èze
Já na região do litoral do vilarejo, morro abaixo, está a paradisíaca praia de St. Laurent de Èze. A entrada da praia fica na estrada que liga Nice à Mônaco, poucos passos a frente do ponto de ônibus e do estacionamento. São uns 8 minutos de caminhada entre escadas e uma pequena trilha, mas o esforço vale a pena.

Com um visual de cartão postal, a praia recebe menos pessoas do que as outras da região, perfeita para um dia de relax. Eu fui na primeira semana de agosto (já alta temporada do verão) e a praia estava quase vazia. Leve alguns snacks e drinks, porque o local não tem nenhum bar lá embaixo, apenas um quiosque na estrada.

A minha recomendação é ir de manhã para St. Laurent, curtir a praia e depois subir para a vila no fim do dia. A estrada que vai de Nice a região de Èze também é linda e conta com visuais incríveis.

IMG_3162

Como chegar
Se você não estiver de carro, toda a Cotê D’Azur é muito bem coligada por ônibus (Lignes D’azur) e trens (SNFC).
– De Nice direto para St. Laurent de Èze – pegar o número 100  em direção a Menton na parada Nice – Le Port (na zona do porto) e descer na parada Parking St. Laurent d’ Èze.
– De St. Laurent de Èze para Èze Village – ônibus número 83 em direção a Plateau de la Justice e descer na parada Èze Village.
– De Nice direto para Èze Village – ônibus 82 na parada Vauban em direção a Plateau de la Justice ou 112 em direção a Mônaco Roqueville e desce na parada do vilarejo.

No álbum você confere mais fotos do vilarejo e da praia de St. Laurent.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s